Ativismo intenso por um lado, pouca participação formal por outro

Pesquisas de opinião sinalizam que o povo brasileiro gosta da ideia de eleger representantes femininas em vários escalões, mas a participação efetiva das mulheres na política formal ainda é muito pequena. Enquanto isto, em outra dimensão de poder, ativistas femininas mandaram ver através de ocupações em 13 estados, em função do Dia Internacional da Mulher/2009.

Pesquisa recente do Ibope, em conjunto com o Instituto Patrícia Galvão e o Cultura Data, apontou que 90% dos brasileiros elegeriam uma mulher. Interessante, hein?

Desse grupo, 74% votaria nelas para prefeito, governador ou presidente, o que, do total, significam 67% dos brasileiros.
Mas na prática a coisa é bem é diferente. O Congresso Nacional conta hoje apenas com 8,9% de participação feminina, e 12% nas Assembleias Estaduais e Câmaras Municipais.
Por outro lado, numa outra faceta de poder, centenas de m
ulheres ligadas à Via Campesina – movimento internacional que coordena organizações de pequenos agricultores – voltaram a sacudir o cenário, gerando uma onda de manifestações pelo país. Ao todo, foram 10 ocupações em 13 estados.
Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher/2009, apenas agricultoras participaram dos atos simultâneos em várias cidades, que incluíram bloqueio de um porto de exportação de celulose no Espírito Santo, ocupação da sede do Ministério da Agricultura, em Brasília, e invasão
da Estância Aroeira, antiga Fazenda Ana Paula, de propriedade da Votorantin Celulose e Papel, no Rio Grande do Sul. Com facões e foices, além do rosto coberto por um lenço roxo, o grupo de cerca de 700 mulheres dizia palavras de ordem.
A Via Campesina afirma que os protestos contra a VCP, no Rio Grande do Sul e no Espírito Santo, foram para denunciar demissões praticadas pela empresa em todo o país. Nos outros Estados, as manifestações foram contra a dispensa de 134 mil pessoas ligadas à agricultura.

FONTE: AGÊNCIA BRASIL E ZH

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Apresentação institucional do Sistema Absoluta. COORDENAÇÃO E DESIGN: RICARDO MARTINS. Foto-topo: Jéssica Pulla, bellydancer, clicada por Toni Bassil.