Semana Mundial pelo Respeito ao Nascimento

A Semana Mundial pelo Respeito ao Nascimento (SMRN) constitui uma ocasião para exprimir o engajamento comum, por meio de uma mobilização internacional, em favor do respeito pelo nascimento. Ocorre todos os anos, em maio, por iniciativa da Alliance Francophone pour l’Accouchement Respecté (AFAR – Aliança Francófona pelo Nascimento Respeitado).

A AFAR é uma associação criada em maio de 2003. Não tem teoria nem dogma a difundir, é independente de escolas ou doutrinas médicas, religiosas ou políticas.
Cada Semana Mundial enfoca um tema específico. Seguindo suas competências e seus desejos, as pessoas ou as associações trabalham para realizar suas ações a partir do material preparado coletivamente e colocado à disposição via Internet: pôsteres, dossiês, artigos, etc. Em maior ou menor escala, de acordo com o que cada grupo pode investir em tempo e energia, numerosas variantes são possíveis: exposições, reuniões, conferências.
No ano passado, França, Espanha, México, Alemanha, Brasil, Argentina e República Tcheca realizaram atividades no âmbito da Semana Mundial. Os temas destacados na ocasião foram Contato imediato e contínuo ou A inutilidade da separação da mãe e/ou pai do bebê, com o slogan “O bebê é nosso”. No Brasil, a ONG Parto do Princípio concebeu, organizou e realizou uma exposição em 12 municípios brasileiros, em diferentes Estados, de modo a sensibilizar os cidadãos a respeito da importância do contato de pais e mães com seus bebês assim que estes nascem.
Para 2009, França, Espanha, México e Alemanha já definiram suas ações, divulgadas no site www.smar.info. Conforme já explicitado, o tema deste ano é O aumento das taxas de cesáreas no mundo, e o slogan original da Parto do Princípio não poderia ser mais adequado: "Pelo fim das cesáreas desnecessárias, por uma nova forma de gestar, parir e nascer".
A ONG está disponibilizando em Porto Alegre exposição fotográfica com imagens de mães que tiveram seus filhos através de parto natural. Cada foto tem os dados da mãe e uma frase sua como depoimento. O evento acontece de 12 a 30 de 2009 no Café Monjolo - mezanino do 1º andar do CCCEV. Visitação gratuita, de terça à sexta das 10h às 19h e sábado das 11h às 18h.
Conheça mais detalhes da proposta do trabalho da ONG em http://www.partodoprincipio.com.br

Fonte e fotos: ONG Parto do Princípio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Apresentação institucional do Sistema Absoluta. COORDENAÇÃO E DESIGN: RICARDO MARTINS. Foto-topo: Jéssica Pulla, bellydancer, clicada por Toni Bassil.