Machismo prejudica a saúde?

Uma das conclusões do Simpósio Global Engajando Homens e Meninos pela Igualdade de Gênero, realizado em abril no Rio de Janeiro, aponta neste sentido. O evento reuniu ativistas, gestores públicos e a iniciativa privada, com representações de 75 países.

Os homens estão se conscientizando da importância do combate ao machismo. É que além de problemas sérios para a vida das mulheres como a questão da violência, que precisa ser enfrentada, a prática afeta a qualidade de vida deles e faz com que deixem de participar do convívio familiar, de consultar um médico e de ter uma vida mais feliz.
De acordo com o coordenador executivo do Instituto Papai, Ricardo Castro, um dos organizadores do evento, os homens amargam altas taxas de mortalidade. Segundo ele, por questões culturais, principalmente, o público masculino está mais propenso a participar de guerras, gangues e de se envolver com drogas, por exemplo.
“Não é à toa que os homens morrem mais, bebem mais, fumam mais, comem mais comida gordurosa e estão menos nos serviços de saúde. No final das contas, isso faz com que vivam menos ou tenham uma vida de menor qualidade”, afirmou.
Para o co-diretor do Instituto Promundo, Marcos Nascimento, o machismo também é o principal entrave à promoção da eqüidade de gênero no ambiente doméstico. O ativista avaliou que as mulheres têm alcançado mais espaço no mercado de trabalho e em universidades, porém, mais avanços só serão possíveis com a participação dos homens.
“O engajamento dos homens significa maior participação no cuidado com filhos, com a casa, no que se refere às questões de sexualidade, de saúde reprodutiva como a negociação do preservativo e de não ter um comportamento violento em relação às mulheres e às crianças”, disse. “Temos uma tradição do movimento feminista, uma série de conquistas, mas a gente só avança mais se incluirmos os homens", completou Marcos Nascimento.

Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Apresentação institucional do Sistema Absoluta. COORDENAÇÃO E DESIGN: RICARDO MARTINS. Foto-topo: Jéssica Pulla, bellydancer, clicada por Toni Bassil.