Comunidade Europeia reafirma compromisso com as mulheres

A Comissão Europeia (CE) assegurou que manterá seu compromisso político e financeiro em favor da luta pelos direitos das mulheres, e anunciou que não retrocederá seu empenho até que sejam respeitados e protegidos no mundo todo.

A declaração é da comissária europeia de Relações Exteriores, Benita Ferrero-Waldner, por causa do Dia Internacional da Mulher/2009 e que tem como lema "Mulheres e homens unidos para colocar fim à violência contra as mulheres e as meninas".
A comissária afirmou que a capacitação completa da mulher ainda soa como uma coisa muito distante para muitas mulheres de todo o mundo. Por isso, Benita defendeu a manutenção de um nível constante de compromisso e de assegurar que as promessas de mobilizar as políticas e os instrumentos financeiros sejam respeitadas para reforçar as Resoluções 1325 e 1820 do Conselho de Segurança da ONU sobre a mulher, a paz e a segurança.
– Não podemos retroceder em nosso empenho até que os direitos de cada mulher sejam respeitados e protegidos no mundo todo – disse, assinalando a necessidade de "investir no futuro", tornando as crianças partícipes do processo e "aumentando sua consciência sobre a igualdade de sexos".

Conheça mais detalhes sobre a proposta de trabalho de Benita Ferrero-Waldner, em seu depoimento para o site da Comissão Europeia:

"A UE e os seus cidadãos enfrentam desafios importantes, tais como gerir a globalização de forma a dela tirar partido, responder a ameaças como o terrorismo, o crime organizado e a proliferação de armas de destruição maciça e assegurar uma ordem internacional baseada no Estado de Direito e em instituições multilaterais que funcionem de modo adequado. Tudo isto requer uma UE forte na cena internacional, que seja capaz de promover a paz, a segurança e a estabilidade, bem como de proteger os seus valores e interesses, com uma Comissão Europeia sólida no seu centro.

Tenho três grandes prioridades:

  • Na qualidade de Comissária responsável pelas Relações Externas, represento a UE junto dos países terceiros, incentivando a cooperação e promovendo o diálogo com os nossos parceiros;
  • Através da Política Europeia de Vizinhança, procuro estabelecer uma parceria especialmente forte entre a UE alargada e os nossos vizinhos de Leste e das margens sul e este do Mediterrâneo;
  • Na qualidade de Comissária responsável pelo Serviço de Cooperação EuropeAid, desejo assegurar que o apoio financeiro e técnico da UE no mundo seja utilizado de modo adequado e eficaz.

Trabalho em estreita colaboração com a Presidência em exercício do Conselho da UE, o Alto Representante para a Política Externa e de Segurança Comum da UE, Javier Solana, e com os meus colegas Membros da Comissão Europeia que também pertencem ao Grupo de Comissários “Relações Externas”: Olli Rehn, responsável pelo Alargamento da UE; Peter Mandelson, responsável pelo Comércio; Louis Michel, responsável pela Ajuda ao Desenvolvimento e pela Ajuda Humanitária; e, por último, Joaquin Almunia, responsável pelos Assuntos Económicos e Monetários. Este grupo é liderado pelo Presidente José Manuel Barroso, ocupando eu o cargo de Vice‑Presidente."


FONTE: Vida Feminina e UE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Apresentação institucional do Sistema Absoluta. COORDENAÇÃO E DESIGN: RICARDO MARTINS. Foto-topo: Jéssica Pulla, bellydancer, clicada por Toni Bassil.