Um milhão de mulheres celebrando sua menstruação

Grupo de círculos de mulheres, Clã dos Ciclos Sagrados, organiza "Segunda Vermelha", campanha nacional pela valorização da postura positiva diante dos ciclos de sangue feminino, a menstruação.

O grupo Clã dos Ciclos Sagrados, coordenado pela jornalista, ativista ecofeminista e terapeuta Sabrina Alves, em parceria com DeAnna L'am, terapeuta de mulheres americana, criaram uma campanha que pretende ter ação mundial entre as mulheres para valorização dos ciclos de sangue feminino.
O movimento parte de uma releitura dos aspectos femininos, que se contrapõe ao movimento feminista da década de 70, onde os processos cíclicos da mulher foram caracterizados como uma desvantagem para a disputa com o homem pelo mercado de trabalho. “Hoje já se percebe que as diferenças e a equidade são os fatores que nos levarão por uma cultura mais justa, para uma Cultura de Paz”, afirma Sabrina Alves. É fruto de novas perspectivas em relação à mulher e a natureza, o que ficou denominado como ecofeminismo, que revela um novo corpo feminino que se molda e vem surgindo em movimento de valorização dos aspectos e protagonismo femininos revela um enorme potencial das mulheres em mudar o curso da história.
Segundo Sabrina, algumas mulheres já voltaram a se organizar em círculo (forma de troca de informação sem hierarquia e democrático) para discutir sobre direitos da mulher, da Terra e de seus filhos; para encorajar mulheres a voltarem a ter seus filhos com um mínimo de dignidade, se sentido empoderadas tendo parto natural; outras já se organizam para falar sobre o direito da mãe e dos filhos para a amamentação e as que trazem os filhos ao sling; há as que já preferem e sabem que menstruar significa uma grande arma de poder que é utilizada para sua evolução e para o planeta e o fazem de forma ecológica, utilizando almofadas menstruais reutilizáveis, sem poluir seu corpo nem a natureza. Tudo em um movimento de conservação planetária, de cura da Terra, de cura da sua comunidade, da cura de si mesma.

“Quando menstruo fica instaurado o meu tempo sagrado de mulher!” - A campanha com nome original em inglês “Menstrual Monday”, ou “Segunda Vermelha”, adaptado para o português, convoca a mulher contemporânea a participar ativamente de sua própria vida, redescobrindo e compartilhando com outras mulheres sua essência, empoderando-se e tornando-se uma forte agente transformadora de si mesma, de sua comunidade e do Planeta.
A “Segunda Vermelha” parte do principio que a saúde e o bem-estar da família, da sociedade e da cultura giram ao redor da mulher e dependem em grande parte de sua própria saúde, ou seja, se a capacidade de manter o fluxo de suas energias criativas estão em dia, onde em um processo físico-psíquico ocorre por uma menstruação sadia.
Sabrina ainda esclarece que a campanha não pretende excluir o homem das novas atividades dessa nova mulher, ao contrário, é um chamado para valores como honra e respeito à diversidade, principalmente à multiplicidade dos aspectos da mulher.
A campanha utiliza a frase “Quando menstruo fica instaurado o meu tempo sagrado de mulher!” para que as mulheres voltem a olhar seus ciclos como grandes possibilidades de renovação."

Todos os detalhes da campanha estão publicados no site http://www.cladosciclossagrados.com/
Veja também conteúdo de sensibilização publicado no ABSOLUTA:
http://www.absoluta-online.com.br/conteudo_vivencias_ativismo_menstruacao.html

Fonte: http://www.cladosciclossagrados.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Apresentação institucional do Sistema Absoluta. COORDENAÇÃO E DESIGN: RICARDO MARTINS. Foto-topo: Jéssica Pulla, bellydancer, clicada por Toni Bassil.