Anna Kingsford, a mãe do vegetarianismo moderno

Uma grande ativista em favor da questão das mulheres e da defesa dos animais esteve em evidência na Semana Mundial de Vegetarianismo. Dra. Anna Bonnus Kingsford formou-se como médica numa época em que mulheres sequer eram aceitas nas faculdades de medicina.

Anna Kingsford é considerada por muitos a mãe do vegetarianismo moderno, tendo em vista sua pioneira e veemente atuação em defesa dos animais, contra a vivisecção e em favor de uma alimentação mais coerente com a elevação da condição humana. Ela chegou a afirmar, inclusive, que o vegetarianismo faz parte integrante do ensinamento da Bíblia e entendeu o movimento como redentor do mundo (veja trecho abaixo).
Atuou também fortemente contra a discriminação de gênero, chegando a comprar e dirigir um jornal que se chamava "O Jornal da Própria Mulher". Mas sua obra avança para as questões filosóficas e espirituais, denunciando que o “cristianismo autêntico” vem sendo sistematicamente degradado e defendeu a complementariedade essencial entre o sistema religioso budista e o cristão. Foi presidente da Sociedade Teosófica londrina e buscou transformá-la em um corpo realmente influente e científico, não comprometido apenas com o Orientalismo, mas com o estudo de todas as religiões esotericamente.


TRECHO

“Considero o movimento vegetariano o mais importante movimento de nossa época. Acredito nisso porque vejo nele o começo da verdadeira civilização. Minha opinião é que até o presente momento não sabemos o que significa civilização. Quando olhamos pa
ra os cadáveres dos animais, sejam inteiros ou cortados – que com molhos e condimentos são servidos em nossas mesas – não pensamos no horrível fato que precedeu esses pratos; e, não obstante, é algo terrível saber que a cada refeição que fazemos foi a custo de uma vida. Sustento que devemos à civilização a elevação de toda aquela classe profundamente desmoralizada e barbarizada de pessoas – açougueiros, boiadeiros e todos os outros envolvidos nesse negócio deplorável. Milhares de pessoas são degradadas pela presença de abatedouros em suas vizinhanças, o que condena classes inteiras a uma ocupação aviltante e desumana. Aguardo pelo tempo em que a consumação do movimento vegetariano tenha criado homens perfeitos, pois vejo nesse movimento o alicerce da perfeição. Quando percebo as possibilidades do vegetarianismo e as alturas a que ele pode nos elevar, me sinto convencida de que ele se provará o redentor do mundo”.

MAIS DETALHES E IMAGENS EM
http://www.anna-kingsford.com/portugues/index.htm
http://www.anna-kingsford.com/portugues/galeria_imagens/AK.htm


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Apresentação institucional do Sistema Absoluta. COORDENAÇÃO E DESIGN: RICARDO MARTINS. Foto-topo: Jéssica Pulla, bellydancer, clicada por Toni Bassil.