Contra a tirania do rosa


Ganhando fôlego internacional, campanha inglesa luta para diluir o estereótipo de que rosa é cor “de menina”. O movimento vai além e questiona a introdução precoce das adolescentes no universo cultural das modelos magérrimas e pop-stars super sexualizadas, criando em contrapartida um site onde traz modelos reais do feminino saudável.

A rima em inglês para o nome da campanha “Pink Stinks” - em tradução literal, “rosa fede” – insinua a firmeza de propósito. Em nome dos pais mais conscientes, o movimento busca promover o debate sobre a influência da mídia e a importância de promover papéis positivos de gênero para as meninas.
De acordo com as idealizadoras da campanha, o uso excessivo de rosa em bonecas e adjacentes é reflexo de um modo de vida que valoriza a obsessão por modelos magérrimas, esposas de jogadores de futebol e pop-stars super sexualizadas. E isso acontece ao mesmo tempo em que os jogos para garotos vêm carregados de ciência, aventura, física, educação e estímulo à liderança: “já as escolhas das meninas são muito mais limitadas – e limitantes”, afirmam.
Por outro lado, o movimento também questiona os mitos alienantes do universo simbológico de “princesa”. O depoimento de um pai dá o clima:
“Como pai de duas meninas pequenas, com idade entre 3 anos e 8 meses, estou frustrado em minha luta constante para encontrar brinquedos e, mais importante, literatura, além dos reinos de princesas e fadas (todos eles parecem apenas interessados em encontrar um príncipe)".

Exemplos de verdade – Além de notoriedade no Reino Unido, onde foi lançada e conseguiu apoio de personalidades ligadas ao Ministério da Justiça, a campanha em um mês obteve repercussão em mais de 40 países. No período de estreia, o site ganhou 50.000 acessos, o perfil no Facebook ancorou 10.000 membros e o Twitter, 1.400 seguidores.
Com foco no público infantil, o movimento também está criando um site onde conta histórias reais, bons exemplos de mulheres positivas e atuantes. O espaço traz imagens femininas de todas as formas, tamanhos, cores e tipos, fazendo todo tipo de coisas incríveis, remando contra a maré da “mono-cultura que só destrói, celebrando o que a maioria de nós nunca podemos esperar alcançar”.

http://www.pinkstinks.co.uk/
http://pinkstinks.wordpress.com/
http://www.cooltobe.me

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Apresentação institucional do Sistema Absoluta. COORDENAÇÃO E DESIGN: RICARDO MARTINS. Foto-topo: Jéssica Pulla, bellydancer, clicada por Toni Bassil.