Uma linha reta entre as curvas da beleza

Através de suas vivências como bailarina e professora de dança do ventre, Kilma Farias nos fala de como a beleza é mesmo muito relativa, e de como as mulheres "crescem" em encanto, expressão e poder quando dançam em público. Inclusive aquelas acima do peso... E nos fala também dos comentários surpresos em seu camarim...


Para o leigo, beleza é pura questão de gosto. Mas saibam, há nesta questão um profundo estudo do que acontece na nossa mente quando percebemos algo e o qualificamos como belo ou feio.
Para mim, que trabalho com dança do ventre há nove anos, comprovo cada vez mais que a beleza está extremamente ligada a estética e significado.
Podemos entender estética como equilíbrio.
Na dança do ventre, o equilíbrio entre o suave e o forte, entre a ondulação e o tremido, entre a alegria e o sofrimento, prazer e angústia, enfim, o equilíbrio entre o trabalho constante dos opostos.
E, dessa forma, a bailarina que todos aclamam como linda, maravilhosa, estonteante, nem sempre é bonita fisicamente, dentro do padrão estético que os meios de comunicação exploram.

Cansei de ter alunas lindas, verdadeiras bonecas que não tinham a menor graça dançando, e outras que de tão exageradas se tornavam feias. Ao passo que outras não tão bonitas e muitas vezes acima do peso, davam show de encanto e beleza quando estavam dançan
do.

Quem trabalha com dança sabe do que estou falando, da presença, da emoção transmitida, da transmutação, do significado daquela dança que a bailarina nos traz.
Esse equilíbrio não é algo que se ensine facilmente, ele vem com o tempo, com a vivência, com o despertar do sentir para poder transmitir equilibradamente uma emoção. Isso é arte! Seja na dança, na pintura, na fotografia, na literatura, na música ou em qualquer outra forma de expressão artística.
Se você entendeu o que escrevi até agora então vai ser fácil acompanhar esta linha de raciocínio. Pela psicologia experimental, há quatro categorias de beleza. A primeira diz respeito ao próprio objeto contemplado, no nosso caso, à bailarina, sua simetria física, elegância, clareza, coerência, equilíbrio, unidade e adequação.
A segunda categoria é quando você se identifica com a bailarina, há uma familiaridade, confiança, empatia, pois quando nos identificamos com algo projetamos nossos pensamentos e emoções e o sucesso é garantido. Diz-se que a bailarina conquista a platéia; e isso independe de beleza física!
Na terceira categoria, os critérios para que a bailarina seja qualificada como bela será o estímulo, a novidade que ela traz, irreverência, criatividade. É belo sentir-se criativo, novo, como também é belo ver coisas novas através do outro.
E a quarta categoria é a chamada estética elementar, corresponde à concepção de beleza como experiência sensorial e sensação de prazer. Ver a bailarina dançar me dá prazer ou não, vai depender da idéia que eu tenho pré-estabelecida de que uma bailarina de dança do ventre seja algo belo ou não. A beleza está também na percepção de quem vê. Avaliando por esta categoria, poderia ser a mulher mais linda do mundo, dançando da forma mais equilibrada possível, com uma dança rica e cheia de emoção que o seu observador não iria achar bonito, se antes ele tivesse pré-estabelecido em sua mente que uma bailarina de dança do ventre é brega, é ridícula, enfim. Dá pra perceber as diferentes formas de conceber a beleza? Então, acho que agora ficou até mais fácil de ficar mais bonita, hein!?
Eu sou uma bailarina de estatura baixa (1,55m), não obedeço ao padrão estético da mídia. Detesto padrões, estereótipos; concordo que toda unanimidade é burra, procuro sempre inovar, transformar, adequar à minha verdade cada conhecimento adquirido. E nessa caminhada perdi as contas de quantas vezes nos camarins recebi os cumprimentos de pessoas que não acreditavam se tratar da mesma pessoa que há minutos atrás estava no palco. - Mas você era um mulherão! - comentam abismados. Penso eu: que maravilha! Cumpri minha missão de transmitir beleza.
Que bonito, hein!?

KILMA FARIAS
Jornalista, bailarina e professora de dança do ventre
http://www.kilmafarias.com.br/
kilmita@gmail.com

JOÃO PESSOA/PA

Fotos: Arquivo pessoal



Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Apresentação institucional do Sistema Absoluta. COORDENAÇÃO E DESIGN: RICARDO MARTINS. Foto-topo: Jéssica Pulla, bellydancer, clicada por Toni Bassil.