O ativismo menstrual entra em ação mais uma vez com a edição da campanha Segunda Vermelha. Neste ano, o evento acontece em 3 de maio pelo Brasil tendo como tema ARTE VISUAL (arte reciclada, foto, imagem, popart, escultura, etc). São um milhão de mulheres celebrando sua menstruação. Faça do deu jeito também e entre nessa rede.
COMO ADERIR:
:: Blogagem coletiva, cyberativismo menstrual. Use a imagem acima e dê os créditos. Use e abuse do conteúdo do Blog da Campanha: http://segundavermelha.blogspot.com/
:: Blogagem coletiva, cyberativismo menstrual. Use a imagem acima e dê os créditos. Use e abuse do conteúdo do Blog da Campanha: http://segundavermelha.blogspot.com/
:: Em grupo:
- Junte mulheres: amigas, irmãs, colegas de trabalho... convoque!
- Usem Vermelho!
- Literatura indicada: "Meu Sangue é ouro" (Lara Owen)
- Use material reciclado para criar alguma arte: ventres, ovários, quadros, bolsas, popart.. .qualquer coisa que possa ser fotografada e enviada à gerencia desse blog. O material será publicado. Não esqueça de enviar local, nome e o que mais desejar sobre sua experiência.
:: Sozinha: Agindo localmente!
- Vá para o trabalho de vermelho!
- Escreva algo em seu blog, se você tiver; use as imagens cedidas neste blog da Campanha "Segunda Vermelha 2010"
- Use material reciclado para criar alguma arte: ventres, ovários, quadros, bolsas, popart... qualquer coisa que possa ser fotografado e enviado à gerencia desse blog. O material será publicado. Não esqueça de enviar local, nome e o que mais desejar.
A campanha - Com nome original em inglês “Menstrual Monday”, ou a “Segunda Vermelha”, adaptado para o português, a campanha convoca a mulher contemporânea a participar ativamente de sua própria vida, redescobrindo e compartilhando com outras mulheres sua essência, empoderando-se e tornando-se uma forte agente transformadora de si mesma, de sua comunidade e do Planeta.
A primeira vez que se comemorou foi em 2000, idealizado por Genebra Kachaman e Molly Strange. Elas arrumaram um jeito de incentivar as mulheres a ritualizarem suas menstruações e o fizeram com manifestações artísticas. Na época, a campanha teve adesão da França, Canadá, Escócia e Quênia. Kachaman e Strange diziam que a intenção da campanha era criar um senso de diversão em torno de menstruação; para encorajar as mulheres a assumir a responsabilidade da sua menstruação e de saúde reprodutiva, para criar uma maior visibilidade da menstruação nos meios de comunicação social; e para reforçar a honestidade da menstruação em nossos relacionamentos.
Na realidade, a campanha foi um efeito contrário à grande quantidade de registros do chamado “choque tóxico” provocado pelos tampões internos naquela década de 90 e por tudo o que ele representa para a mulher: vulnerabilidade, vergonha, invasão, agressão e uma infinidade de doenças arrebatadoras e outras tão silenciosas quanto fatais, como o câncer de útero.
Leia na íntegra em http://segundavermelha.blogspot.com/search/label/2008
.........
ATUALIZAÇÃO
Relatos do evento: http://segundavermelha.blogspot.com/2010/05/relatos-acoes-videos-uivos-e-sussuros.html
.........
ATUALIZAÇÃO
Relatos do evento: http://segundavermelha.blogspot.com/2010/05/relatos-acoes-videos-uivos-e-sussuros.html
Boa tarde!!
ResponderExcluirVou participar mesmo não menstruano mais...pois sempre achei uma dádiva a menstruação...nós sangramos sem ter corte isso é a manifestação de Deus...
Manisfestadas na polaridade feminina, honramos o sangue sagrado e o momento de Ser Mulher.
ResponderExcluirParabéns a todas as mulheres que participaram da Segunda Vermelha com a consciência do despertar Divino.