Gravidez natural para mulheres soropositivas

Médicos apoiam. Documento do Ministério da Saúde orientará sexo sem camisinha para os pacientes com aids.

Especialistas em aids apoiam a intenção do governo de orientar soropositivos que querem ter filhos a engravidar naturalmente, desde que respeitem condições específicas. Em junho, o Ministério da Saúde pretende lançar documento que instrui esses casais sobre a forma mais segura de reprodução natural.
De acordo com Andrea da Silveira Rossi, consultora indicada pelo ministério para falar sobre o tema, a estratégia de redução de riscos inclui: fazer sexo desprotegido na data exata do período fértil; estar com a carga viral baixa; ter o CD4 (células de defesa) elevado e não ter outras doenças.
– Pessoas com HIV podem ter filhos. A transmissão depende da quantidade de vírus presente no sangue. Se a carga viral estiver baixa e a doença, rigorosamente controlada, o risco de transmissão é praticamente zero – afirma o infectologista Ésper Kallás, professor da USP.
Segundo Kallás, estudos internacionais envolvendo gravidez de casais em que apenas um tinha o vírus não detectaram transmissão – o que reforça a tese de que, em casos especiais, o risco é mínimo.
– Isso é tão verdade que a Suíça, por exemplo, abre a possibilidade de casais com a carga viral controlada não precisarem usar camisinha em todas as relações sexuais – diz Kallás.
Juvêncio Furtado, membro do comitê de HIV/Aids da Sociedade Brasileira de Infectologia, diz que nos últimos dois anos atendeu seis casais nessas condições.
– Nenhum parceiro se contaminou e todos os bebês nasceram saudáveis – destaca.
Mas tanto Kallás quanto Furtado reforçam que a orientação não pode ser generalizada.
– Não dá para os pacientes tomarem a decisão sozinhos. É preciso ter certeza de que essa é a melhor solução – diz Kallás.
O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, disse que ainda não tomou uma decisão sobre o documento.
– O que nós queremos é que todas as brasileiras que queiram ter filhos os tenham em condições seguras para si e para os seus bebês. Mas ainda não há nenhuma definição de como isso vai ser feito – afirmou.

Fonte: ZH

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Apresentação institucional do Sistema Absoluta. COORDENAÇÃO E DESIGN: RICARDO MARTINS. Foto-topo: Jéssica Pulla, bellydancer, clicada por Toni Bassil.