Todo o planeta contra o apedrejamento

A campanha internacional para salvar Sakineh Ashtiaani do apedrejamento despertou a atenção do mundo. Centenas de milhares de pessoas manifestaram seu repúdio assinando petições e participando de ações de protesto em diversos países. Juntos, ajudamos Sakineh a passar de uma vítima quieta de uma punição arcaica para um símbolo da luta pela justiça ao qual até os líderes mais poderosos do Irã tem que responder.

O comitê internacional em defesa da iraniana, que já mobiliza mais de 100 cidades, pede às pessoas civilizadas do mundo para mostrarem sua oposição veemente contra o apedrejamento como forma pré-medieval de selvageria. Precisamos pressionar o regime islâmico no Irã, que ainda condena pessoas à morte com pedradas. Durante 31 anos da sua existência, pelo menos 109 pessoas foram condenadas, predominantemente mulheres, e atualmente há mais de 25 pessoas no corredor da morte.
No dia mundial de protesto, em 28 de agosto, houve 111 cidades engajadas e 114 eventos pelo mundo.
Veja mais detalhes no site do comitê: http://%20stopstonningnow.com/wpress/2249

A pressão dos ativistas está funcionando - O Irã está claramente sentindo a pressão, como vimos na sua reação de atrasar e mudar o rumo da sentença. A pressão internacional salvou Sakineh de ser apedrejada por adultério e impediu a sua execução até agora, porém o regime agora diz que irá enforcá-la pelo assassinato do seu marido - uma acusação que foi oficialmente removida 4 anos atrás. A televisão iraniana mostrou imagens embaçadas e difíceis de ouvir, de uma confissão da Sakineh. Os advogados dela dizem que a confissão foi forçada após 2 dias de tortura.
Apesar do cenário sombrio, o fato do regime continuar adiando a revisão judicial do caso, e de se dar ao trabalho de mostrar o caso em rede nacional, revela que o chamado por justiça teve uma forte repercussão. A pressão está funcionando além da Sakineh pois o Irã rapidamente reviu e reverteu outras sentenças de apedrejamento para enforcamento e chicotadas para duas mulheres, uma de 25 e outra de 19 anos.

A próxima fase é pressionar por telefone - Uma das mais ativas entidades, a Avaaz lançou recentemente uma campanha de emergência pedindo justiça para Sakineh e recebeu mais de 30 mil doações em apenas 12 horas. O grupo publicou anúncios de página inteira em jornais importantes no Brasil e na Turquia mostrando o Primeiro Ministro Erdogan e o Presidente Lula segurando a foto da Sakineh com o título: “A vida dela está em suas mãos”. Pela web, membros da Avaaz da Turquia e Brasil enviaram mais de 50.000 mensagens a Lula e Erdogan nas últimas semanas.
A próxima fase é pressionar por telefone. Os ativistas pretendem inundar as embaixadas ao redor do mundo com telefonemas, mensagens de voz e visitas. Eles terão que reportar os contatos à Teerã, quer terá noção da preocupação global em torno do caso. O site da Avaaz disponibiliza uma lista com os telefones das embaixadas iranianas e sugere três pontos de argumentação para serem falados.
Site da Avaaz: www.avaaz.org/po/contact

Um comentário:

  1. Querido Ricardo,
    Manifesto tb meu repúdio a esse tipo de agressão,e pensar qu esse tipo de bárbarie precede a civilização e a humanidade ainda permanece a caminhar nessa ordem...
    Muito triste... mas a esperança ainda mora no meu coração!
    Com carinho, Val

    ResponderExcluir

 
Apresentação institucional do Sistema Absoluta. COORDENAÇÃO E DESIGN: RICARDO MARTINS. Foto-topo: Jéssica Pulla, bellydancer, clicada por Toni Bassil.