Mais mulheres no poder: eu assumo o compromisso!


As mulheres em nosso país são mais da metade da população e do eleitorado, têm maior nível de escolaridade e são quase a metade da população economicamente ativa, mas não chegam a 20% nos cargos de maior nível hierárquico do poder público. Por isso, o portal "Mais Mulheres no Poder" desenvolve campanha de conscientização para acabar com esta sub-representação.

Para o aperfeiçoamento e consolidação da democracia, existe a necessidade de pensar, discutir e transformar a situação de sub-representação da mulher nos espaços de poder e decisão, promovendo uma participação igualitária, plural e multirracial. As mulheres são mais da metade da população e do eleitorado, têm maior nível de escolaridade e são quase a metade da população economicamente ativa do país. Entretanto, não chegam a 20% nos cargos de maior nível hierárquico no Parlamento, nos Governos Municipais e Estaduais, nas Secretarias do Primeiro Escalão do Poder Executivo, no Judiciário, nos Sindicatos e nas Reitorias.
Apenas nas Empresas elas já conseguem alcançar o percentual de 20% de chefes. Uma cultura de divisão sexual do trabalho, preconceito e subalternidade ainda dificulta a autonomia e presença feminina nas decisões cruciais à vida da comunidade.Por isso, o portal "Mais Mulheres no Poder" desenvolve a campanha “Mais Mulheres no Poder: Eu assumo este compromisso!", que nasceu da iniciativa do Conselho Nacional de Políticas para as Mulheres, do Fórum Nacional de Instâncias de Mulheres de Partidos Políticos e da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres. O objetivo é promover uma ação transformadora de estruturas de poder e das instituições, assim como de cultura e mentalidade que gerem novas relações sociais entre mulheres e homens.
Em sua primeira etapa de existência, o site informou e estimulou a discussão, a reflexão e o debate sobre a presença das mulheres nos espaços de poder e decisão nos Poderes Executivo e Legislativo. Agora três novas áreas são agregadas: Judiciário, Empresa e Sociedade, consolidando as propostas do capítulo V do II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, que visa a autonomia, empoderamento e estímulo à ampliação da participação feminina nos cargos de decisão no Executivo, Legislativo e Judiciário, nos partidos políticos, nas empresas públicas e privadas e em entidades representativas de movimentos sociais.

Conheça mais sobre a campanha:
http://www.maismulheresnopoderbrasil.com.br/

Clipping com notícias de mulheres candidatas:
http://www.maismulheresnopoderbrasil.com.br/jornais.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Apresentação institucional do Sistema Absoluta. COORDENAÇÃO E DESIGN: RICARDO MARTINS. Foto-topo: Jéssica Pulla, bellydancer, clicada por Toni Bassil.