Princípios de Empoderamento das Mulheres: igualdade significa negócios


A parceria entre o UNIFEM (Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher - parte da ONU Mulheres) e o Pacto Global das Nações Unidas através dos "Princípios de Empoderamento das Mulheres – Igualdade Significa Negócios" oferece à comunidade empresarial uma nova ferramenta no trabalho para ampliar e valorizar a liderança feminina no mercado de trabalho. Numa ação conjunta com as Nações Unidas, as empresas podem dar passos mais concretos para a promoção da igualdade de oportunidades e colaborarem para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, particularmente do Objetivo 3: Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres. 
Lançada em março de 2010, a iniciativa é um sucesso no mundo corporativo, reunindo grandes marcas de diferentes segmentos do mercado global, regional e local. Em junho de 2010, 39 presidentes e diretores executivos referendaram seus compromissos na Declaração de Apoio dos CEOs aos “Princípios de Empoderamento das Mulheres – Igualdade Significa Negócios”, conclamando a adesão do setor empresarial à iniciativa das Nações Unidas.
“Investindo no acesso aos cuidados de saúde adequados, em segurança, ambiente de trabalho não-discriminatórias e oportunidades para a construção de ativos voltados às mulheres, não estamos apenas investindo em nossos funcionários, estamos investindo em um ambiente de trabalho saudável e sustentável para todos", destaca John Anderson, presidente e CEO da Levi Strauss & Co., uma das primeiras corporações a se comprometer com os Princípios de Empoderamento das Mulheres – Igualdade Significa Negócios.

Empresas brasileiras lideram adesão

Onze grandes empresas brasileiras fazem parte da lista de 39 corporações que aderiram ao programa. São elas: Açovisa Indústria e Comércio de Aços Especiais Ltda, CINQ Tecnologia, Copel – Companhia Paranaense de Energia, Fersol Indústria e Comércio SA, INCCATI Sistemas Ltda, Itaipu Binacional, Microlife Informática de Franca Ltda, Natusfran, New Space Processamento e Sistemas Ltda, Petrobras e  Rodovalho Advogados. A segunda posição é ocupada por seis empresas de caráter global. Estados Unidos e Egito estão na terceira posição no ranking de empresas com adesão aos Princípios.
Conheça os sete Princípios de Empoderamento das Mulheres:
1. liderança promove a igualdade de gênero
2. igualdade de oportunidades, inclusão e não-discriminação
3. saúde, segurança e fim da violência
4. educação e treinamento
5. desenvolvimento empresarial e práticas de cadeia de suprimentos e marketing
6. liderança comunitária e engajamento
7. transparência, mensuração e relatório.

FONTE: UNIFEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Apresentação institucional do Sistema Absoluta. COORDENAÇÃO E DESIGN: RICARDO MARTINS. Foto-topo: Jéssica Pulla, bellydancer, clicada por Toni Bassil.