III Conferência Internacional sobre Humanização do Parto

A ReHuNa - Rede pela Humanização do Parto e Nascimento - realiza em novembro seu terceiro evento internacional. Um dos objetivos  do encontro é dar visibilidade ao muito que vem sendo feito para tornar o parto e o nascimento experiências fortalecedoras para a mulher e o recém-nascido, retirando dessa vivência a conotação de momento de grande sofrimento. 

Desde a I Conferência Internacional sobre Humanização do Parto e Nascimento, realizada em Fortaleza em 2000, pode-se contabilizar vários avanços no campo da atenção obstétrica e neonatal no Brasil. A proposta de Humanização do Parto e Nascimento é atualmente Política de Estado do Governo Federal e possui dentre seus objetivos: a redução da morbimortalidade materna e perinatal, a redução dos índices de cesarianas desnecessárias, a garantia dos direitos sexuais e reprodutivos e a humanização da assistência ao pré-natal, parto, pós-parto. No campo legal, existem as Leis nº 11.108/2005 e 11.634/2007, que garantem às gestantes a presença de acompanhante durante o trabalho de parto, no parto e no pós-parto imediato nas unidades do SUS, e vaga para o parto desde o início do pré-natal, respectivamente.
No entanto, os desafios são inúmeros. O primeiro é fazer cumprir as citadas leis. Além disto, a taxa de cesarianas, hoje em torno de 35% na rede pública e 85% na rede privada, é muito superior ao recomendado pela OMS (15%) e a mortalidade materna e a neonatal ainda são graves problemas de saúde no Brasil e em muitos países da América Latina. A alta proporção de mortes evitáveis tem sido considerada uma violação aos direitos humanos.

Objetivos da Conferência
O evento acontece de 26 a 30 de novembro em Brasília-DF. Entre seus propósitos é dar visibilidade ao muito que vem sendo feito para tornar o parto e o nascimento experiências fortalecedoras para a mulher e sua(seu) recém-nascida(o), retirando dessa vivência a conotação de momento de grande sofrimento. Mesmo que se esteja dando especial foco às realizações no Brasil, será aberto espaço importante ao que ocorre em outras partes do mundo. Assim, nesta Conferência haverá destaque para os Painéis de Experiências Exitosas.
Outro objetivo do evento é lançar campanha de monitoramento da Lei Federal nº 11.108/2005, que garante a toda gestante a presença de um(a) acompanhante na sala de pré-parto, no parto e no pós parto nas unidades de saúde

Sobre o Logotipo do Evento 
Uma figura humana que sugere a mãe grávida, outra que sugere o pai. Ambos estão sobrepostos gestando uma nova vida, um dentro do outro, fundidos e só o ventre está em evidência. O bebe é alimentado pela placenta da grande mãe terra sugere a integração com a natureza. Um dos objetivos da III Conferência é aumentar os vínculos e as raízes na conduta pela dignidade no nascimento. Esse casal está representado com os 4 braços levantados, como galhos de uma grande árvore que representam os 4 pilares da Conferência. Os frutos, são os elementos de cor, com toda a sua diversidade representam os participantes, os convidados, as palestras os debates os novos projetos que vão surgir.
O design é de autoria de  Bia Fioretti, publicitária e fotógrafa criadora do Movimento de Resgate da Essência do Feminino através das Parteiras - "Mães da Pátria".

Sobre a ReHuNa
A Rede pela Humanização do Parto e Nascimento é uma organização da sociedade civil que vem atuando desde 1993 em forma de rede de associadas em todo o Brasil. O objetivo principal é a divulgação de assistência e cuidados perinatais com base em evidências científicas. Essa rede tem um papel fundamental na estruturação de um movimento que hoje é denominado “humanização do parto/nascimento”, que pretende diminuir as intervenções desnecessárias e promover um cuidado ao processo de gravidez/parto/nascimento/amamentação baseado na compreensão do processo natural e fisiológico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Apresentação institucional do Sistema Absoluta. COORDENAÇÃO E DESIGN: RICARDO MARTINS. Foto-topo: Jéssica Pulla, bellydancer, clicada por Toni Bassil.