Projeto “Ayurveda para Mulheres”



Este pioneiro projeto no Brasil surgiu em 2007 da idéia da professora Sabrina Alves e da Dra. Brenda Kalil de oferecer a oportunidade às mulheres de auto-gestão ginecológica, espiritual e emocional através do conhecimento ayurvédico. O projeto ingressará agora em sua terceira fase.

Ayurveda traz o princípio feminino da criação e a ação manifesta na humanidade para usá-la. Significa dizer que temos em nossas mãos um sistema de auto-gestão. Que podemos ser co-criadoras, nós mesmas. Sermos responsáveis por nossas escolhas e saúde. Quebraremos mais um paradigma que perpetua na expressão: “O Doutô mandou!”.
Dizer “Ayurveda para mulheres” talvez possa ser quase redundância... Todos que trabalham nessa área sabem que a maioria das pessoas interessadas em cura no sistema ayurvédico são mulheres. Alguns homens, sim, buscam na intenção de compartilhar e também serem junto conosco co-criadores na forma essencial. Mas ainda temos nas mãos de poucos (em destaque) o conhecimento manifesto em forma retilínea, patriarcal, capitalista, portanto, que subjuga. 
Coordenado em São Paulo por Sabrina Alves, focalizadora de círculos femininos e terapeuta ayurveda, é movimentar todas as energias, em diversos âmbitos, para oferecer a quebra de paradigma de forma amorosa em um curso que pudesse capacitar, não só profissionais, mas “humanos-seres”, agentes de uma nova condição de intenção, onde a mulher é respeitada, reverenciada, integrada, considerando sua força de criação, manifestação e de partilha.

Projeto para todas as fases da mulher
O projeto é dividido em três fases: a primeira era a confecção e atuação em diversos estados do Brasil do “Workshop de Ayurveda para todas as Mulheres”, onde a idéia principal era levar esse conhecimento para as mulheres leigas sem conhecimento prévio de Ayurveda, de forma fácil e simples para ser utilizada no dia-a-dia. 
A segunda fase foi montar o “Curso Avançado de Ayurveda em Cuidados à Saúde da Mulher” com intenção de capacitar agentes para atender as novas necessidades das mulheres com cuidados do Ayurveda. Este projeto está sendo colocado em prática desde julho de 2010, com um maravilhoso curso intensivo e de imersão, com a presença da maior autoridade ayurvédica ocidental, o Dr. Robert E. Svoboda, e da Dra. Claudia Welch, ambos dos EUA, com intenção de levar o Ayurveda com abordagens de cuidados para todas as fases da mulher e os primeiros anos da criança, para que todos os profissionais estejam capacitados a atuar com prática em seus consultórios e no dia-a-dia.
A terceira fase, que está sendo implantada com a colaboração da Dra. Ana Paula Izzo (médica ginecologista e obstetra), é realizar tratamentos e retiros específicos para as mulheres, com acompanhamentos da vida intima feminina, gestação, parto e pós-parto e o climatério/menopausa. Em breve, divulgaremos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Apresentação institucional do Sistema Absoluta. COORDENAÇÃO E DESIGN: RICARDO MARTINS. Foto-topo: Jéssica Pulla, bellydancer, clicada por Toni Bassil.