Equilíbrio entre Feminino e Masculino Sagrados

Edu Scarfon traz sua reflexão sobre a necessidade de cultuarmos e equilibrarmos o masculino e feminino sagrados. Todos esses opostos se complementam e fazem parte do nosso mundo interior, independente de sermos homens ou mulheres. Dessa maneira, faz muito sentido cultuarmos a natureza totalizada, por meio de duas polaridades.

A Harmonia entre o Caldeirão e a Espada

Vivemos em tempos, onde quer queira ou não, o patriarcado ainda possui autonomia total sobre todas as coisas. As mulheres continuam no inconsciente coletivo a serem lembradas, muito mais, como mães e donas de casa do que empresárias, gerentes, supervisoras e líderes num contexto geral. O movimento, no passado, para a queda do matriarcal teve grande sucesso e seu resultado perdura até os dias de hoje. Temos visto diversos movimentos religiosos e filosóficos que propõem a divulgação do universo do sagrado feminino, que fora tão reconhecido por nossos ancestrais, nesses tempos contemporâneos. Tais movimentos como o Xamanismo, a Wicca, a Bruxaria Natural e o culto a Deusa de uma forma geral, nos faz conhecer o princípio criador que escutamos falar desde a nossa existência, sob uma outra perspectiva, feminina e divina.
Se pararmos para pensar e analisarmos, tudo o que temos na natureza é feminino e masculino. Assim é com os animais, seres humanos e até elementos sagrados, sendo a terra e a água, elementos femininos, enquanto o fogo e o ar, masculinos. Na psicologia, o racional, o científico, a claridade e a verdade, por exemplo, são atributos ligados ao universo masculino. Enquanto, o irracional, o não-científico, o oculto e o intuitivo são eixos pertencentes ao universo feminino.
Todos esses opostos se complementam e fazem parte do nosso mundo interior, independente de sermos homens ou mulheres. Dessa maneira, faz muito sentido cultuarmos a natureza totalizada, por meio de duas polaridades. O Deus Hermafrodito, reverenciado pela cultura da Grécia Antiga, era filho de Hermes e Afrodite e trazia consigo os dois sexos e atributos das duas polaridades. Essa deidade, no tarot mitológico ilustra o arcano 21, o Mundo, que fala justamente de plenitude.
Só a partir da consciência de quão sagrada é a mulher e de como ela é importante - assim como seus atributos -, que conseguiremos adquirir um maior equilíbrio entre o feminino e o masculino, diminuindo revoltas de grupos feministas e curando todas as feridas que elas vêm carregando desde tempos antigos. Mas que em outrora nem sequer existiam, na época em que eram vistas como canais divinos, que representavam a Grande Deusa, Senhora da Criação e do Todo.
O divino está em tudo - Temos visto grandes mudanças na natureza e sua revolta é revelada a cada dia, a partir de fenômenos que antes, dificilmente, aconteciam e hoje podemos vê-los com freqüência. Terremotos, maremotos, tsunamis e tantas outras demonstrações de que a Mãe Terra está indignada com nossos comportamentos, só reforçam a necessidade de nos voltarmos mais para nosso interior e rever tudo aquilo que temos feito. A briga por ideais religiosos só leva à destruição mútua e isso acompanhamos, constantemente, pela televisão com os diversos ataques no Oriente Médio. Mas se pararmos de nos permitir participar de processos de alienação, chegaremos à conclusão que o divino está em tudo e todas as religiosidades passaram pelas mãos da humanidade, tão errantes como nós. Não dá mais para se basear naquilo que sempre ouvimos falar. Tudo tem que fazer sentido, principalmente para você!
Uma das maiores ligações que podem existir é a de um filho com sua mãe. Então, estendamos essa importância da mulher a todas que existem, fazendo com que todos os dias, também, sejam dias da mulher e não apenas em 8 de Março que é comemorado como “Dia Internacional da Mulher”. Juntos, homens e mulheres de mãos dadas, conseguiremos identificar atributos do Sagrado Masculino e do Feminino dentro de nós, contribuindo para um mundo com menos desigualdade e mais equilíbrio, onde o caldeirão e a espada estarão sempre em harmonia. Essa busca deve ser constante!
Bênçãos Divinas da Mãe e do Pai.

Edu Scarfon
Terapeuta e Sacerdote
Direção Espaço Faces da Lua & Assessoria de Imprensa Scarfon Press
edu.scarfon@gmail.com
SÃO PAULO/SP

Um comentário:

  1. Amei ler um texto masculino trazendo a questão da integração masculino e feminino. Necessitamos sim, reconhecer internamente estas características unindo-as numa totalidade da nossa identidade, este movimento gera para o exterior mais e mais respeito por tudo que é vivo.
    Por outro lado, sinto que a natureza não tem nos castigado. A Mãe Terra busca urgentemente uma REORGANIZAÇÃO em nome da sobrevivÊncia de alguma forma de VIDA! Talvez os humanos não permaneçam na nave Mãe Terra...quem sabe?!

    ResponderExcluir

 
Apresentação institucional do Sistema Absoluta. COORDENAÇÃO E DESIGN: RICARDO MARTINS. Foto-topo: Jéssica Pulla, bellydancer, clicada por Toni Bassil.